Redator de sucesso: 10 mandamentos para 2021

A qualidade do conteúdo tem se tornado cada vez mais importante no mercado de redação web.


Para que um texto seja bem ranqueado no Google, não basta apenas entender de SEO.


É preciso escrever de forma que agrade o leitor e aumente o tempo de permanência dele na página.


E para alcançar esse objetivo, existem algumas etapas simples (porém definitivas) que devem ser seguidas na elaboração no seu texto.


Portanto, se você deseja entrar na lista dos redatores de sucesso em 2021, siga os 10 mandamentos abaixo.




1. Não cometerás plágio

O plágio é crime e consiste em copiar todo ou uma parte do texto de uma outra pessoa sem a sua permissão, mesmo que seja somente uma frase.


Um redator de sucesso sabe a importância de escrever conteúdos únicos e ser original, criando um diferencial de mercado.


Confira a seguir algumas dicas para evitar plágio na construção do seu texto:


· Cite sempre as referências do seu texto;

· Consuma bastante conteúdo sobre o assunto principal e depois escreva o que você absorveu, com as suas palavras;

· Não reescreva um texto mudando a ordem das palavras, isso continua sendo plágio;

· Não pegue um conteúdo em outro idioma e o traduza, isso continua sendo plágio.


2. Cumprirás os prazos

Saber cumprir os prazos é basicamente uma característica indispensável para um redator de sucesso.


A credibilidade de um profissional no mercado de redação está diretamente ligada com a sua pontualidade.


O cumprimento das datas de entrega acordadas é acima de tudo um sinal de profissionalismo e respeito pelo cliente.


Ser pontual representa o quão você é capaz de administrar o próprio tempo, inspirando maior confiança no seu trabalho.


Sendo assim, organize a sua agenda e vença a procrastinação para conseguir honrar com os seus compromissos.


Alguns aplicativos que auxiliam nessa tarefa são os destinados para a técnica pomodoro.

Você pode encontrá-los no Google Play, App Store e nas extensões para alguns navegadores de internet, como o Chrome, por exemplo.


“A técnica pomodoro é uma forma de gerenciar o tempo no trabalho. Ela consiste na utilização de um cronômetro para marcar períodos de 25 minutos separados por curtos intervalos.”

3. Conhecerás a persona

Um redator de sucesso deve conhecer a persona do texto. Isso porque ela é a peça-chave para a elaboração de qualquer conteúdo.


A persona pode ser considerada um personagem semifictício que vai representar o leitor ideal daquele texto que você está construindo.


Ela é criada com base no público-alvo do negócio do seu cliente, por isso, o texto elaborado deve ter como foco principal esse tipo de pessoa.


O sucesso do seu conteúdo vai depender diretamente de atingir as dores da persona, por isso ela é tão importante.


4. Usarás fontes confiáveis

Independentemente do tipo de texto que você vai produzir, certamente haverá pesquisa.


E nessa etapa é importante dar preferência para fontes confiáveis, ou seja, informações concretas e verídicas sobre o tema.


Muitas vezes durante esse processo nos deparamos com posts que citam uma pesquisa ou um dado importante que gostaríamos de usar no nosso texto.


Por exemplo: “95% dos redatores freelancers relatam dor nas costas”.


No entanto, essa afirmação é verídica? Qual é a fonte desse dado?

Nesse caso, não use essa estatística, pois eu acabei de inventar.


Por esse motivo, um redator de sucesso precisa saber as fontes das informações antes de inseri-las no texto, para dar relevância ao conteúdo.