SEO: Como essa técnica afeta o seu negócio?

Atualizado: 29 de Dez de 2020

Está sem tempo para ler o artigo? Que tal escutar enquanto faz outra coisa?!


Você já tem textos otimizados para SEO no seu blog?

Se a resposta for não, você pode estar perdendo dinheiro!


  • Quer aumentar as suas vendas ou dar mais visibilidade para o seu negócio?

  • Deseja ver seu site melhor posicionado no Google?

Então continue lendo esse artigo!


Entenda o que é SEO e porque ele é tão importante.

Redatora SEO

Índice:


O que é SEO?

Atualmente é super normal que as pessoas pesquisem toda e qualquer coisa no Google, e isso é uma excelente oportunidade de faturamento para diversos negócios.


Entretanto, ao procurar algo no Google a maioria dos usuários tende a dar atenção somente aos primeiros resultados. E é aí que entra o SEO.


O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é uma técnica utilizada para melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca (Google).


Ele é usado como estratégia para atrair tráfego orgânico. Isso significa trazer visitantes para a sua página sem precisar investir em anúncios.






Como aparecer nos primeiros resultados do Google?

Através do SEO você tem maiores chances de aparecer no topo das pesquisas de forma orgânica.


E ao contrário do que muitos pensam, essa técnica de otimização de sites envolve diversos fatores que vão muito além de simples palavras-chaves. A qualidade do conteúdo, por exemplo, é umas delas.


Criar textos que sejam realmente relevantes para os usuários e atendam as necessidades deles é muito importante para garantir um bom posicionamento para a sua marca.


Além disso, é importante ressaltar que grande parte das pesquisas realizadas atualmente são feitas a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones por exemplo.

Conforme aponta uma pesquisa, somente no Brasil há 230 milhões de smartphones em uso.


Dessa forma, é extremamente necessário que o seu site seja responsivo nesses aparelhos.


Isso porque o Google valoriza sites adaptáveis que forneçam a melhor experiência para o usuário, independentemente da forma de acesso.


Saiba mais na legenda da imagem abaixo:



SEO On Page

Essa modalidade do SEO são as otimizações realizadas em todas as páginas de um site. Os ajustes são realizados de diversas formas, dentre elas a otimização dos textos, velocidade de abertura do site, layout, links etc.

Essas melhorias servem para que o Google entenda do que se trata o conteúdo do seu negócio e assim possa mostrá-los para os usuários interessados.


SEO e a Autoridade de um Site

Cada domínio (isso é o seusite.com.br) recebe uma qualificação de 0 a 100. Quanto maior for a nota, maior será a autoridade do site.


Páginas que possuem um número mais alto conseguem inserir os posts em melhores posições nos resultados de pesquisa.


Inclusive, esse é um dos motivos que faz um texto inferior e raso ficar acima de um com maior qualidade no Google.


Essa autoridade é gerada ao longo do tempo. Quanto mais as pessoas usarem o seu conteúdo como referência te citando, ou seja, criando um link para a sua página, melhor.


Por isso, é muito importante produzir conteúdos relevantes e confiáveis. Quando outros sites te mencionam eles indicam para o Google que você é uma autoridade no assunto, aumentando a nota do domínio.


Quanto maior for a pontuação da página que te referenciar, melhor será para o seu score.




Sites rápidos estão no top ranking

A performance do seu site é outro fator importante para o Google. Desse modo, é ideal que o carregamento das páginas seja rápido, não ultrapassando 3 segundos para abrir completamente.


Conforme dito anteriormente, o Google valoriza bastante a experiência do usuário, e certamente ninguém gosta de sites lentos.


Verifique o tempo de carregamento das suas páginas, se estiverem muito lentas você pode reduzir o número de GIFs e imagens pesadas, por exemplo. Quando for adicionar imagens, reduza um pouco a qualidade delas e o tamanho.


Redatora SEO
O SEO envolve mais do que apenas palavras-chave.


O Conteúdo SEO precisa ser organizado

Além dos itens citados anteriormente, outra coisa extremamente importante para uma página ser bem ranqueada é legibilidade do texto. Isso porque conforme eu já disse: a experiência do usuário também é muito importante para o Google.


O SEO utiliza técnicas que ajudam a tornar os artigos mais atrativos para o leitor, evitando seja algo cansativo.


Confira a estrutura de um texto escaneável:

  1. Título (H1)

  2. Subtítulos (H2, H3...)

  3. Destaque de pontos importantes do texto

  4. Uso de listas e bullet points sempre que possível

  5. Inserir imagens e GIFs para "quebrar o texto" e deixar a leitura mais leve

  6. Escrever parágrafos curtos


Outros pontos que também devem ser considerados para melhorar o SEO do post:

  • Uso correto e moderado da palavra-chave


  • Url amigável com inserção da keyword

Ex: www.karineos.com.br/post/palavra-chave


  • Linkagens internas e externas

Os links internos são os direcionamentos feitos para locais do seu próprio site.

Já os externos são feitos para outros sites, dê preferencia sempre para os que possuam uma boa autoridade.


  • Otimização da meta description, que nada mais é que o parágrafo resumido sobre o seu artigo que aparece nos mecanismos de busca.

Se você não fizer uma meta description o Google criará uma automaticamente, porém talvez não seja tão atrativa.


Por isso, é fortemente recomendado que você contrate alguém especialista em SEO para criar esse resumo otimizado, afinal, ele influencia diretamente na decisão de acesso do usuário.


SEO Off Page

O SEO não é focado apenas em textos para blog e otimização interna do site. Além disso, é possível promover ações que tragam maior visibilidade para o seu site através de outras páginas.


Isso pode ser feito de diversas maneiras, através de comentários em posts, fóruns, menções à sua marca através de plataformas e sites como youtube, e ainda por meio das redes sociais.


Parcerias com outros sites - Link Building

Conforme vimos anteriormente, o Google valoriza bastante quando a sua página é citada e 'linkada' em um artigo de outro domínio.


Isso faz com que o seu site seja reconhecido como autoridade no assunto abordado no texto.


Além disso, linkar uma página de fora também é benéfico para o seu posicionamento.


Isso porque ao fazer referência de outro site o Google compreende que você está utilizando e se baseando em fontes seguras para escrever aquele conteúdo.


Entretanto, a utilização de links externos deve ser realizada com cautela. Caso contrário em vez de ganhar pontos você pode ser penalizado.


Desse modo, se você não possuir conhecimento sobre isso e quiser evitar punições, é fortemente recomendado que você deixe essa parte aos cuidados de um especialista.

Redatora SEO
Um redator SEO pode te ajudar a definir as melhores palavras-chaves para o seu negócio.


Gere tráfego sem precisar pagar anúncios com SEO!

O SEO tem o principal objetivo de posicionar um site nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.


Dessa forma, quando alguém pesquisar as palavras-chaves relacionadas com o seu negócio na internet, as chances de a sua empresa aparecer e ser a escolhida para a decisão do clique é muito maior.


Então, se você deseja que a sua marca tenha mais visibilidade e alcance um maior número de pessoas e clientes em potencial, você precisa se especializar em textos otimizados para SEO ou contratar uma redatora especialista.


Isso porque somente o uso de palavras-chaves não garante que o seu texto seja um dos top 10 dos mecanismos de busca.


Você precisa além de saber utilizar a técnica SEO, criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.


Gere mais leads

Os leads são pessoas interessadas no seu negócio.


Quando investimos em publicidade paga como anúncios em rádios ou outdoors, podemos atingir diversos usuários, até mesmo os que não fazem parte do nosso público-alvo,


O SEO faz com que o número de pessoas com interesse no seu conteúdo aumente consideravelmente.


E esses leads futuramente podem se tornar clientes.


Saiba mais sobre o assunto lendo a legenda da imagem abaixo:



Palavras-chave SEO

A palavra-chave SEO se refere ao termo utilizado pelos usuários na hora da busca por informações na internet.


Essas palavras podem ser Head Tail, ou seja, keywords curtas e geralmente abrangentes. Ou então, Long Tail, palavras-chave maiores e mais específicas.


Exemplos:

Remédios - Head Tail

Remédios naturais para emagrecer - Long Tail


Avaliação da palavra-chave

"Se eu fizer um texto repetindo várias vezes a palavra-chave do meu negócio vou ter mais tráfego?”

A resposta é não!


Uma redatora SEO vai certificar-se de encontrar a keyword ideal para o seu site.


Muitas vezes utilizar somente uma head tail não vai surtir efeito nenhum para o seu objetivo.


É preciso avaliar as intenções de buscas dos visitantes, o número de pesquisas que a palavra-chave possui e a dificuldade de ranqueamento.


Talvez seja preciso trabalhar com uma long tail em vez de somente uma palavra.

Essa análise você pode conseguir sem custos adicionais contratando uma redatora SEO especialista para escrever seus textos.

Como gerar tráfego para o meu site?

Existem três maneiras de gerar tráfego para o seu site:


· Através de acessos diretos: O usuário já conhece a sua marca e sem ajuda de intermediários acessa o seu site diretamente através da barra de pesquisa (aqui também entram os links diretos que você envia no whats, por exemplo).


· Por meio de acessos pagos: Essa forma de tráfego é aquela que vem através da publicidade paga que você investe no seu site (anúncios no Google e redes sociais e Taboola, por exemplo).


· Com acessos orgânicos: O tráfego orgânico é aquele que vem através do conteúdo do seu site.

Se você produz artigos relevantes para o seu público-alvo com técnicas SEO, você terá um bom posicionamento nos mecanismos de buscas como o Google.

Através disso, os usuários podem encontrar seu site com mais facilidade.


Se você já possui um blog investir em textos otimizados para SEO é uma ótima ferramenta. Porém, se ainda não tiver, analise o que será mais vantajoso para você:


1. Investir em publicidade, que a partir do momento em que você parar de pagar deixa de ter retorno.

2. Textos Otimizados SEO, que continuam gerando resultados mesmo ao longo de muitos anos


Não acredita em mim? Então confira as imagens abaixo!


Faça o teste com qualquer palavra-chave e verifique se terá publicações antigas!


Evite ser penalizado pelo Google!

Você sabia que os textos que contém plágios, ou seja, que são literalmente cópias de outros sites são penalizados pelo Google? (Ainda bem né)


Contratar uma redatora SEO vai garantir que o seu conteúdo além de otimizado seja criativo e único.


Por que preciso de uma Redatora SEO?

Se após ler esse artigo você ainda não está convencido sobre contratar uma redatora SEO.


Confira 11 bons motivos para contratar uma.


1. Ter textos únicos, sem plágio


2. Títulos atrativos que chamam a atenção do leitor


3. Ótima escanealibidade do texto (facilidade de leitura para o usuário)


4. Aumento Tráfego para o seu site


5. Não seja refém de anúncios


6. Sem penalizações do Google


7. Vire uma autoridade no seu nicho


8. Aumente o número de Leads


9. Suporte online para esclarecimento de dúvidas ou informações


10. Tenha sugestões de pautas gratuitas de acordo com a área de atuação do seu site


11. Imagens também são conteúdo, e elas precisam ser livres de direitos autorais. Uma redatora SEO vai garantir que as imagens utilizadas nos seus posts sejam harmônicas e complementem a informação.



Agora que você já sabe a importância de ter um SEO bem feito para aumentar o posicionamento do seu site no Google, que tal aproveitar todos os benefícios de ter uma redatora SEO envolvida no seu projeto?


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