Redator Freelancer: Guia completo da profissão

Atualizado: 10 de Dez de 2020

De acordo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o terceiro país com mais profissionais autônomos do mundo.


Com a popularização do marketing de conteúdo diversas profissões web foram impulsionadas, aumentando ainda mais o índice de trabalhadores independentes, como é o caso dos redatores freelancers.


Se você é redator freelancer, está pensando em ser ou deseja contratar um, esse artigo é para você!


No post de hoje eu vou fazer um guia completo da profissão e explicar todas as particularidades desse nicho de atuação.


Acompanhe a leitura e confira!


Redator Freelancer: Guia completo da profissão!
Redator Freelancer: Guia completo da profissão!


Redator freelancer: O que faz?

Primeiramente você precisa saber o que é um redator. Conforme apontam diversos dicionários, é “a pessoa que redige”. Porém, sabemos que o significado é bem mais amplo do que isso.


O redator freelancer é o profissional que é contratado para escrever textos, que podem ter diferentes objetivos e utilizar técnicas diferentes.


Um job ‘freela’ é considerado aquele em que o profissional não possui vínculos com a empresa que contrata os seus serviços. Desse modo, o contratante não precisa pagar férias, décimo terceiro ou outros benefícios típicos da CLT.


Entretanto, é importante mencionar que também existem redatores fixos, com carteira de trabalho assinada.


Conheça abaixo todas as categorias diferentes de redatores freelancers disponíveis atualmente no mercado:


Redator Freelancer MEI

Ao contrário do que muitos pensam, nem todo redator freelancer é um micro empreendedor individual (MEI), ou seja, não são todos os profissionais que emitem nota fiscal dos artigos produzidos.


Dessa forma, se a emissão de NF é essencial para você, ao contratar um redator freelancer, consulte antecipadamente se ele é ou não MEI e se está apto para emitir notas.


Redator SEO

Para que você entenda com maior clareza o que é um redator SEO, eu preciso te explicar o que é o SEO.


O SEO é a sigla para ‘Search Engine Optimization’. É uma técnica utilizada para otimizar conteúdos para os mecanismos de buscas, como o Google. Através dessa estratégia é possível atrair tráfego orgânico para um site.


Esse método é bastante utilizado por quem não quer gastar com anúncios para atrair visitantes. Através dessa otimização é possível posicionar a sua página nos primeiros resultados do Google.


Dessa forma, quando alguma pessoa fizer uma pesquisa na internet utilizando um termo que está relacionado com o seu negócio, há maiores probabilidades de ela clicar no seu conteúdo.


Essa estratégia permite que você aumente o número de interessados pelos seus serviços ou produtos e consiga mais clientes, impactando significativa no seu faturamento.


Sendo assim, o redator SEO é o profissional que cria conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas, com base nas palavras-chave do seu negócio.

Redator SEO: O que é?
Redator SEO: O que é?

Conteúdo SEO Freelancer / texto otimizado seo


O conteúdo SEO são os textos produzidos aplicando as técnicas de Search Engine Optimization mencionadas acima.


Esses conteúdos podem ser feitos em forma de artigos para blog, textos para as páginas do seu site e descrições de produtos.


Sendo sempre o principal objetivo posicionar a marca entre os primeiros resultados do Google, atraindo o maior número de visitantes possível.


Redator freelancer para blog

O redator freelancer para blog é o profissional que trabalha produzindo conteúdo apenas para posts de blogs.