O que é escaneabilidade e como afeta o SEO?

Vivemos em um mundo acelerado, onde as pessoas são constantemente bombardeadas com informações.


Para se destacar, seu conteúdo deve ser escaneável. Isso significa que deve ser fácil de ler e digerir, aumentando a probabilidade de seus leitores permanecerem até o final.


Os mecanismos de pesquisa preferem sites com conteúdo escaneável ao classificar os resultados. Se você quer aprender a melhorar a escaneabilidade de seus textos, continue lendo!


O que é escaneabilidade:

A escaneabilidade é a capacidade de fazer um leitor entender o texto rapidamente.


Isso é importante para o SEO porque afeta a facilidade com que seu conteúdo pode ser encontrado e entendido por clientes em potencial.


Isso porque não lemos online da mesma forma que lemos um livro. Nós tendemos a buscar apenas as informações que são mais relevantes para nós.


O que é um texto escaneável?


Escaneabilidade é a facilidade com que um texto pode ser lido e compreendido. Com uma rápida olhada o leitor já consegue identificar do que se trata o conteúdo e encontrar o que precisa.

Como isso afeta o SEO?

A escaneabilidade é um fator importante a ser considerado quando se trata de SEO.


Se o seu conteúdo não for facilmente escaneável, é provável que as pessoas acessem o site de um concorrente, o que pode prejudicar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.


Além disso, tornar seu conteúdo mais escaneável pode deixar mais fácil para os mecanismos de pesquisa indexar e classificar suas páginas.


Também é provável que o texto seja mais envolvente e legível para os usuários, o que pode levar a melhores taxas de permanência e outros indicadores usados pelos buscadores para classificar as páginas.


Como tornar um conteúdo escaneável?

Já vimos que, se o seu conteúdo for fácil de escanear, é mais provável que seja relevante, e o Google o classificará mais alto nos resultados de pesquisa.


Mas como fazer isso na prática? Há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu conteúdo mais escaneável, veja a seguir:

Infográfico de conteúdo escaneável. Infográfico escaneabilidade. Mapa mental escaneabilidade.
  • Use frases e parágrafos curtos, prefira pontos em vez de vírgulas;

  • Divida o texto com títulos e subtítulos. Lembre-se: não é uma redação do Enem, você precisa inserir tópicos;

  • Comece com as informações mais importantes na parte superior do seu artigo e forneça detalhes adicionais mais abaixo. Isso torna mais fácil para os leitores encontrarem rapidamente as informações que estão procurando;

  • Utilize linguagem clara e concisa, nada de usar palavras “rebuscadas”;

  • Destaque os pontos principais em negrito. Nota: eu não disse palavras-chave.

  • Use imagens e infográficos para exemplificar temas complexos;

  • Sempre que possível, use listas.

Seguindo essas dicas, você pode garantir que seu conteúdo seja fácil e rápido de ler e entender - perfeito para os leitores ocupados de hoje!

2 visualizações0 comentário