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Como fazer vários conteúdos para o mesmo produto (e-commerce)

Atualizado: 22 de jan.

Está sem tempo para ler o artigo? Que tal escutar enquanto faz outra coisa?!




Você vende produtos físicos e está cansado de postar somente fotos dos itens sem nenhum contexto? Então esse post é para você!


No texto de hoje eu resolvi trazer 11 ideias de conteúdos que você pode usar para o mesmo produto e que podem ser adaptadas para diferentes nichos.


Continue a leitura e confira.



1. Post de unboxing

Unboxing é um termo inglês que se refere ao ato de desembalar produtos.


Nele a pessoa filma o momento da abertura da embalagem de um novo produto, mostrando tudo o que vem dentro da caixa, tais como: acessórios, cartinhas e agradecimento, manual de instrução etc.




2. Post explicando como funciona o produto

Faça posts explicativos com as principais recomendações e dicas de uso. Demonstre como o produto funciona na prática ou ainda instruções de segurança.


3. Post mostrando os diferenciais do produto


vários conteúdos para o mesmo produto

O que torna o seu produto diferente da concorrência? Qual é o ponto de destaque?

Pode ser algo simples, mas significativo. Mostrar que você não é mais do mesmo é fundamental.


Ex:

  • Brincos com tarraxas que não ficam frouxas e assim não corre o risco de perder o brinco;

  • Produtos sem parabenos, vegano, hipoalergênico, orgânico...;

  • Item exclusivo que só tem na sua loja;

  • Portfólio diversificado e com mais opções que a concorrência;

  • Item livre de crueldade com os animais.


4. Post com formas inusitadas de usar o seu produto ou ocasiões diferentes em que ele pode ser utilizado;

Saia do comum e mostre maneiras diferentes de usar o seu produto, que vá além do usual.


Ex:

  • 5 maneiras de usar um lenço;

  • 3 amarrações diferentes para biquínis;

  • 5 looks diferentes com um cinto;

  • 10 usos do soro fisiológico;

  • 6 formas diferentes de amarrar canga;

  • 7 jeitos de amarrar o cadarço do seu tênis X nome da marca.

  • 5 receitas para o almoço de domingo com Air Fryer.


5. Post sobre a conservação do item


Ensine o seu público a forma correta de armazenar e cuidar do seu produto, visando maior duração do item.


Explique se o item pode ser usado na máquina, se pode passar o ferro, secar na secadora ou no sol, e como ele deve ser armazenado para aumentar a sua durabilidade.


Ex:

  • Como cuidar de suculentas (ou outras plantas);

  • Como fazer a bateria do celular/notebook durar mais;

  • Como cuidar corretamente de sua corda;

  • Como fazer para a sua corrente banhada a ouro durar mais tempo e não perder o brilho.


6. Mostre como tudo é feito

Faça um post explicativo sobre o processo de fabricação do seu produto e os materiais utilizados.


Fale sobre cada item relevante e mostre qual é a importância dele para a construção daquele produto. Onde são comprados os materiais e qualidade que eles possuem ou quem é o responsável por cada etapa de fabricação (mostre os funcionários e a função de cada um).


7. Mostre os erros mais comuns no uso do produto


Crie um conteúdo com os principais erros que as pessoas comentem ao utilizar os produtos e os impactos que isso traz, como baixa durabilidade e falhas no funcionamento, por exemplo.


Ex:

  • Principais erros ao utilizar óleos essenciais;

  • 3 erros cometidos na hora de usar espelhos na decoração;

  • Erros mais comuns na hora de usar o babyliss.


8. Post mostrando como é todo o processo de envio para o cliente

Esse é um tipo de post muito popular nos últimos tempos. Nele a loja mostra como é preparado com amor e carinho as embalagens para o envio do produto, criando maior conexão com o público.


9. Responda dúvidas frequentes

Esse tipo de conteúdo é ideal para aqueles dias que você está totalmente sem inspiração.

Abra uma caixinha de perguntas no seu Instagram e peça para que os clientes enviem quais são as principais dúvidas em relação à loja e aos produtos.


Se você já tiver uma noção do que o pessoal mais pergunta, pode até fazer o post sem abrir a caixinha.


Esse conteúdo também é interessante para quebrar objeções dos clientes, veja alguns exemplos abaixo:


  • “Ah mais o frete é muito caro!” – Ofereça outras opções mais acessíveis.

  • “Essa peça é só para mulheres magras!” – Mostre clientes reais ou pessoas plus size utilizando os produtos.

  • “Ah mais é muito caro!” – Prove que seus produtos são de qualidade e, portanto, custam mais que os outros. Além disso, aproveite para mostrar as vantagens de comprar na sua loja tais como: garantia estendida e condições de pagamento facilitadas (se houver).


10. Post com feedbacks

Mostrar que os seus clientes estão aprovando os seus produtos é um excelente gatilho de prova social.


Faça posts com depoimentos, fotos e vídeos das clientes recebendo e usando os seus produtos.


Sempre que elas comentarem ou postarem algo marcando a loja reposte!


11. Lives de provador

Essa última sugestão é bastante utilizada por loja de roupas. Consiste em fazer uma live mostrando todas as novidades que chegaram na loja, mas claro, com uma pessoa utilizando as peças.


Você pode pedir para que alguns colaboradores façam isso, ou então chamar algumas clientes da loja para provarem as peças, aumentando a conexão e fortalecendo o relacionamento.


É ideal que tenham pessoas com corpos variados, ou seja, magras, gordas, altas e baixas...

 

Por fim, lembre-se que você pode utilizar diferentes tipos de conteúdos para divulgar os seus produtos, tais como: reels, vídeos no IGTV, posts únicos ou estilo carrossel e até mesmo os stories.


E aí, gostou das recomendações?


Se precisar de ajuda para criar algum conteúdo para a sua loja, entre em contato comigo pelo chat.

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