top of page
  • Foto do escritorkarineos

Qual CNAE cadastrar no MEI para a profissão de Redator?

Atualizado: 22 de jan.

Você sabe qual CNAE escolher na hora de se cadastrar como MEI para trabalhar como redator de conteúdo?

Essa é uma dúvida comum entre os meus alunos que querem formalizar os seus serviços e garantir os seus direitos.

Como não existe um CNAE específico para essa atividade, é preciso buscar outras opções que se encaixem no seu perfil.

Fiz uma pesquisa com alguns colegas de profissão e descobri que os códigos mais usados são:

  • 5812-3/02 - Edição de jornais não diários;

  • 5812-3/01 - Edição de jornais diário;

  • 5813-1/00 - Edição de revistas;

  • 5811-5/00 - Edição de livros;

  • 5819-1/00 - Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos;

  • 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.

No meu caso, eu costumo usar o código 5812302, que o sistema da prefeitura da minha cidade reconhece como (EDIÇÃO DE JORNAIS NAO DIARIOS) - SERVIÇOS DE REDAÇÃO, REVISÃO E EDIÇÃO.

Isso me deixa mais confiante ao emitir as notas fiscais. Falando nisso, estou utilizando o código de tributação "17.02.04 - Redação, edição, revisão e congêneres" no novo sistema de emissão do governo para MEI.

Perguntas frequentes sobre CNAE de Redator

A seguir, reuni algumas respostas para perguntas frequentes sobre o CNAE de Redator. Em caso de dúvidas, é importante buscar orientação profissional e consultar as normas e regulamentações vigentes para obter informações precisas.


O que significa o CNAE?

CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É um código utilizado para identificar quais são as atividades econômicas exercidas por uma empresa.

A lista de códigos da CNAE é bastante extensa e seu código é formado pela combinação de 7 números, que são a junção das seções, divisões, grupos, classes e subclasses.

Esse registro é obrigatório para todas as pessoas jurídicas e é essencial para a obtenção do CNPJ, contribuindo para melhorar a gestão tributária do país. Além disso, essa classificação garante que você pague apenas os impostos pertinentes ao seu negócio.

O que é o CNAE do MEI?

O CNAE primário do MEI corresponde à atividade econômica principal, ou seja, aquela que gera maior receita ou expectativa de ganhos. Além disso, é possível adicionar funções secundárias, que são atividades não realizadas com frequência.

Como saber qual é o meu CNAE?

Caso tenha esquecido qual CNAE informou ao se cadastrar como MEI, basta acessar o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Lá, você encontrará todos os códigos registrados.

 

Gostou do conteúdo? Esse post também pode ser útil: Como fazer a Declaração Anual de Faturamento do MEI: PASSO A PASSO

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page