Head tail, Short tail e long Tail: Classificações de palavras-chaves

Head tail, short tail e long tail, você sabe o que esses termos significam?

Eles referem-se à classificação de tamanho de palavras-chaves.

“A palavra-chave ou keyword é o elemento principal de uma busca no Google. Ela identifica ideias, conceitos, termos relevantes e norteia a criação de conteúdo web”

Confira em mais detalhes o conceito de cada uma delas:



Head tail, Short tail, Long tail
Head tail, Short tail, Long tail.

Head tail

As head tails geralmente apontam para a home ou páginas importantes de um site.


Elas possuem um alto volume de buscas, no entanto, as chances de conversão (conquistar um cliente) por meio delas são baixas.


Uma head tail possui entre uma e duas palavras, sendo o conceito geral de um negócio. A concorrência para essas palavras é alta e a dificuldade de SEO normalmente é mais ainda.


Short tail

As short tails estão relacionadas com os produtos e serviços. Podemos dizer que elas são os termos principais de um negócio.


Essas palavras são capazes de trazer grande tráfego para um site. No entanto, possuem uma alta concorrência e são mais difíceis de posicionar no Google.


Uma short tail possui entre duas e três palavras e está relacionada com o core business.


Long tail

As long tails na maioria das vezes estão presentes nos posts do blog. Isso porque elas normalmente são frases, tendo mais de 3 palavras.