top of page
  • Foto do escritorkarineos

Head tail, Short tail e long Tail: Classificações de palavras-chaves

Head tail, short tail e long tail, você sabe o que esses termos significam?

Eles referem-se à classificação de tamanho de palavras-chaves.

“A palavra-chave ou keyword é o elemento principal de uma busca no Google. Ela identifica ideias, conceitos, termos relevantes e norteia a criação de conteúdo web”

Confira em mais detalhes o conceito de cada uma delas:



Head tail, Short tail, Long tail
Head tail, Short tail, Long tail.

Head tail

As head tails geralmente apontam para a home ou páginas importantes de um site.


Elas possuem um alto volume de buscas, no entanto, as chances de conversão (conquistar um cliente) por meio delas são baixas.


Uma head tail possui entre uma e duas palavras, sendo o conceito geral de um negócio. A concorrência para essas palavras é alta e a dificuldade de SEO normalmente é mais ainda.


Short tail

As short tails estão relacionadas com os produtos e serviços. Podemos dizer que elas são os termos principais de um negócio.


Essas palavras são capazes de trazer grande tráfego para um site. No entanto, possuem uma alta concorrência e são mais difíceis de posicionar no Google.


Uma short tail possui entre duas e três palavras e está relacionada com o core business.


Long tail

As long tails na maioria das vezes estão presentes nos posts do blog. Isso porque elas normalmente são frases, tendo mais de 3 palavras.


O usuário que pesquisa por uma long tail em um mecanismo de buscas geralmente possui intenção de compra, ou seja, ele sabe do que precisa.


A long tail possui um volume de buscas menor se comparado as outras Keywords, no entanto, as chances de conversão são bem maiores. Normalmente termos longos são usados em textos para estratégia de fundo de funil.


Head tail, Short tail e Long tail – Qual devo usar?

É ideal que a sua estratégia de SEO mescle todos os tamanhos de palavras-chave, porém, o foco sempre deve estar nas long tails.


Elas possuem um menor volume de buscas, isso significa que elas geram menos tráfego ao site quando bem posicionadas.


No entanto, os visitantes que chegarem por meio delas têm maiores possibilidades de fechar negócio em relação aos de head tail e short tail.


E aí, gostou do post? Se precisar de ajuda para escolher as palavras-chaves para o seu negócio pode entrar em contato comigo pelo site!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page