Os 6 desafios de ser freelancer

Eu sempre falo sobre os benefícios de ser freelancer, que é ter a liberdade de escolher onde e com quem você quer trabalhar, não seguir ordens, definir seu próprio horário e muito mais.


Acontece que nem só de felicidade vive um freelancer! Por isso hoje vou contar quais são os lados negativos e os desafios desses profissionais. Confira.


gif


Quais são os principais desafios de ser freelancer

Trabalhar como freelancer é bastante desafiador. Aqui estão algumas das principais dificuldades que esses profissionais enfrentam:


1- A falta de segurança e estabilidade no emprego que vem com um trabalho tradicional.

É importante lembrar que no trabalho freelance não há seguro desemprego, licença maternidade, possibilidade de pegar atestado e outros benefícios que um trabalho tradicional oferece.


Se esses pontos são importantes para você, leve-os em consideração antes de escolher essa modalidade de trabalho.


2- A falta de benefícios como plano de saúde e folga remunerada.

Essa é outra dificuldade no trabalho freelance, pois, além de não receber plano de saúde corporativo ou folga remunerada, muitos profissionais precisam trabalhar doentes para conseguir pagar suas despesas.


3- A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

Quando você trabalha por conta própria, tende a passar mais horas do dia trabalhando e esquece de passar tempo com a família, ter tempo de lazer e descanso.


Isso pode levar à exaustão física e mental, o que pode levar à síndrome de burnout.

Sim, até freelancers podem sofrer com isso.


4- A incerteza financeira:

Freelancing é uma ótima maneira de ter uma renda e trabalhar em seus próprios termos. No entanto, também tem suas desvantagens. Por exemplo, os rendimentos podem ser variáveis.


Os profissionais também precisam estar preparados para o fato de que podem não ser pagos por um projeto se o cliente não gostar do que eles produzem, ou demorar mais para receber até que as alterações sejam feitas. Isso não acontece na CLT!


Um dos maiores desafios de ser freelancer é a organização e o planejamento financeiro.


5- A dificuldade de encontrar trabalho e ter uma boa base de clientes:

Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de sua carreira freelancer. Alguns desses fatores incluem encontrar o nicho certo e ter uma boa base de clientes.


Alguns profissionais costumam ficar à mercê de um ou dois clientes e quando os perdem sofrem um grande prejuízo financeiro.


6- Não conseguir gerenciar o tempo de forma eficaz

Os freelancers estão constantemente ocupados fazendo malabarismos com várias tarefas e prazos. Isso pode ser um desafio difícil de gerenciar, pois os profissionais precisam estar cientes de seu tempo e priorizar de acordo.


Para evitar isso:

  • Priorize suas tarefas;

  • Foque em um projeto de cada vez;

  • Mantenha o controle do que você está fazendo e o que você precisa fazer em seguida;

  • Defina prazos para si mesmo;

  • Delegue tarefas a outras pessoas.

Outra maneira de os freelancers gerenciarem seu tempo de forma eficaz é usando uma ferramenta como o Trello, que os ajuda a planejar o fluxo de trabalho e priorizar tarefas de acordo com o que precisa ser feito primeiro.


Os benefícios de usar o Trello incluem melhor produtividade, melhor comunicação com os clientes e fluxos de trabalho mais eficientes em geral.


 

E então, gostou do conteúdo?

A vida de freelancer não é para qualquer um. Há muitos aspectos a serem considerados ao tomar a decisão de trabalhar com essa modalidade.


Freelancers muitas vezes não têm os mesmos benefícios e segurança que outros trabalhadores desfrutam, mas podem levar seu trabalho para onde quiserem e fazer seu próprio horário, então há muitos benefícios que fazem valer a pena o risco.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo