Eu sempre falo sobre os benefícios de ser freelancer, que é ter a liberdade de escolher onde e com quem você quer trabalhar, não seguir ordens, definir seu próprio horário e muito mais.
Acontece que nem só de felicidade vive um freelancer! Por isso hoje vou contar quais são os lados negativos e os desafios desses profissionais. Confira.
Quais são os principais desafios de ser freelancer
Trabalhar como freelancer é bastante desafiador. Aqui estão algumas das principais dificuldades que esses profissionais enfrentam:
1- A falta de segurança e estabilidade no emprego que vem com um trabalho tradicional.
É importante lembrar que no trabalho freelance não há seguro desemprego, licença maternidade, possibilidade de pegar atestado e outros benefícios que um trabalho tradicional oferece.
Se esses pontos são importantes para você, leve-os em consideração antes de escolher essa modalidade de trabalho.
2- A falta de benefícios como plano de saúde e folga remunerada.
Essa é outra dificuldade no trabalho freelance, pois, além de não receber plano de saúde corporativo ou folga remunerada, muitos profissionais precisam trabalhar doentes para conseguir pagar suas despesas.
3- A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional:
Quando você trabalha por conta própria, tende a passar mais horas do dia trabalhando e esquece de passar tempo com a família, ter tempo de lazer e descanso.
Isso pode levar à exaustão física e mental, o que pode levar à síndrome de burnout.
Sim, até freelancers podem sofrer com isso.
4- A incerteza financeira:
Freelancing é uma ótima maneira de ter uma renda e trabalhar em seus próprios termos. No entanto, também tem suas desvantagens. Por exemplo, os rendimentos podem ser variáveis.
Os profissionais também precisam estar preparados para o fato de que podem não ser pagos por um projeto se o cliente não gostar do que eles produzem, ou demorar mais para receber até que as alterações sejam feitas. Isso não acontece na CLT!
Um dos maiores desafios de ser freelancer é a organização e o planejamento financeiro.
5- A dificuldade de encontrar trabalho e ter uma boa base de clientes:
Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de sua carreira freelancer. Alguns desses fatores incluem encontrar o nicho certo e ter uma boa base de clientes.
Alguns profissionais costumam ficar à mercê de um ou dois clientes e quando os perdem sofrem um grande prejuízo financeiro.
6- Não conseguir gerenciar o tempo de forma eficaz
Os freelancers estão constantemente ocupados fazendo malabarismos com várias tarefas e prazos. Isso pode ser um desafio difícil de gerenciar, pois os profissionais precisam estar cientes de seu tempo e priorizar de acordo.
Para evitar isso:
Priorize suas tarefas;
Foque em um projeto de cada vez;
Mantenha o controle do que você está fazendo e o que você precisa fazer em seguida;
Defina prazos para si mesmo;
Delegue tarefas a outras pessoas.
Outra maneira de os freelancers gerenciarem seu tempo de forma eficaz é usando uma ferramenta como o Trello, que os ajuda a planejar o fluxo de trabalho e priorizar tarefas de acordo com o que precisa ser feito primeiro.
Os benefícios de usar o Trello incluem melhor produtividade, melhor comunicação com os clientes e fluxos de trabalho mais eficientes em geral.
E então, gostou do conteúdo?
A vida de freelancer não é para qualquer um. Há muitos aspectos a serem considerados ao tomar a decisão de trabalhar com essa modalidade.
Freelancers muitas vezes não têm os mesmos benefícios e segurança que outros trabalhadores desfrutam, mas podem levar seu trabalho para onde quiserem e fazer seu próprio horário, então há muitos benefícios que fazem valer a pena o risco.
Comments