O que são backlinks e como eles ajudam você a se classificar no Google?

Se você está administrando um site, provavelmente já ouviu falar do termo “backlink”. Mas o que exatamente são backlinks? Em resumo, são links recebidos para um site ou página da web.


Sua quantidade é um fator que os mecanismos de pesquisa usam para determinar a classificação de um site nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).


Em geral, quanto mais backlinks um site tiver, maior será a classificação dele no Google e outros buscadores. Isso ocorre porque essas citações são vistos como um voto de confiança de outros sites.


Se vários sites estiverem vinculados a um determinado site ou página, é uma boa indicação de relevância.


No entanto, é importante observar que nem todos os backlinks são criados da mesma forma. E a qualidade de um backlink vale mais do que a menção em si. Entenda a seguir.


O que são backlinks?
O que são backlinks?


O que são backlinks?

Backlinks são links de outros sites para o seu site. Eles são importantes porque ajudam mecanismos de pesquisa a entender o quão popular e relevante um site ou página da web é.


Se uma página tiver muitos backlinks de sites de alta qualidade, é provável que ela tenha uma classificação mais alta nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).


Como funcionam os backlinks? ?

Qualquer site ou blog que queira ter uma classificação alta nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) precisa de duas coisas: conteúdo de qualidade e backlinks de qualidade.


A combinação dos dois ajudará a aumentar o PageRank (autoridade) de um site, que é um fator que o Google usa para determinar onde um site deve aparecer nas SERPs.


A autoridade de domínio é uma pontuação em uma escala logarítmica de 100 pontos. Quanto mais alto um site for classificado, mais alto ele geralmente aparecerá nas páginas de resultados de pesquisa.


Portanto, é importante ter backlinks de sites com altas pontuações de autoridade de domínio, que chamamos de links de alta qualidade.


Quais são os tipos de backlinks?

Agora você já sabe o que são backlinks, mas sabia que existem dois tipos diferentes? Veja abaixo:

  • Dofollow: São criados quando o site de links deseja transmitir “link juice” (autoridade) para o site vinculado. Esse “link juice” ajuda a melhorar a classificação do site vinculado nas SERPs.

  • Nofollow: São criados quando um site não deseja transmitir autoridade a outro, mas ainda podem ser benéficos para fins de SEO, ajudando seu site a obter mais tráfego.

Por que os backlinks são importantes?

O Google, o mecanismo de busca mais popular do mundo, usa backlinks como um de seus principais fatores de classificação.


Além disso, eles podem ajudar a trazer tráfego para o seu site a partir dos sites vinculados. Se os sites de links tiverem alto tráfego, isso pode significar muitos novos visitantes para você!


Então, se você quer que seu site tenha uma boa classificação no Google, você precisa criar uma estratégia de backlink forte com links dofollow de alta qualidade.


Estratégias de link building

Existem muitas estratégias de link building por aí, mas algumas são mais eficazes do que outras. Aqui estão quatro das melhores estratégias de criação de links que você pode usar para melhorar a classificação do seu site:

  1. Criação de conteúdo de alta qualidade: Uma das melhores maneiras de ganhar links é criando conteúdo de qualidade ao qual as pessoas vão querer criar links. Isso pode ser na forma de postagens de blog, infográficos ou até mesmo apenas recursos úteis em seu site;

  2. Reportagens: Se você é um profissional com matérias/entrevistas em portais, pode entrar em contato e solicitar um link desse conteúdo para o seu site. Ideal para quem tem os famosos “na mídia”;

  3. Listagens de diretórios: Alguns diretórios, como as “Páginas Amarelas”, podem fornecer links valiosos e, ao mesmo tempo, ajudar a melhorar seu SEO local. No entanto, é importante não exagerar nessa estratégia e apenas listar seu site em diretórios relevantes e confiáveis;

  4. Guest blogging: Encontre blogs relevantes em seu setor e ofereça-se para escrever um guest post para eles. Inclua um link para o seu site no conteúdo ou na biografia do autor.

E aí, gostou do artigo? Lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade quando se trata de backlinks. E se precisar de redatora, conte comigo!

9 visualizações0 comentário