
Entenda o Unbound Marketing - Resumo Simplificado!
Você já ouviu falar em Unbound Marketing? Esse termo é a evolução dos conceitos "Inbound" e "Outbound", unindo as duas técnicas para alcançar maiores resultados.
Se você não sabe nada sobre o que eu estou falando, chegou ao lugar certo. No post de hoje eu vou te ensinar o que isso tudo significa de uma maneira simples e resumida. Vamos lá?!
Inbound Marketing + Outbound Marketing = Unbound Marketing
Para você entender o Unbound Marketing, eu preciso te explicar brevemente o que é o Inbound e o Outbound.
INBOUND MARKETING:
Visa atrair clientes de forma natural por meio de conteúdos relevantes. Por exemplo, para que você visse esse post eu não gastei nada além de tempo, e provavelmente você chegou até aqui por um mecanismo de busca (Google/Bing).
Algumas ferramentas do Inbound Marketing são:
Artigos em blogs;
Conteúdos em redes sociais (posts, reels, IGTV, lives);
Otimização para mecanismos de busca (SEO);
Podcasts;
Vídeos;
E-Books;
Newsletters;
Whitepapers.
OUTBOUND MARKETING:
O Outbound não espera a audiência chegar organicamente como eu fiz nesse post. Ele busca atrair pessoas interessadas usando abordagens interruptivas - e pagas, já que isso tem resultados mais rápidos.
Empresas que usam essa estratégia prospectam os clientes de diferentes maneiras. Sendo as mais comuns:
Intervalos comerciais de programas de televisão e rádio;
Anúncios do Youtube;
Publicidade em redes sociais;
Ligações de telemarketing.
Perceba que nesse caso, o contato com a marca não acontece de forma natural. É preciso despertar o interesse no consumidor.
UNBOUND MARKETING:

O Unbound Marketing tem como principal ferramenta as redes sociais, afinal, as pessoas estão passando cada vez mmpo nessas plataformas.
No entanto, as estratégias para alcançar o público mesclam o Inbound e o Outbound. Desse modo, é possível maximizar os resultados.
Para atingir seus objetivos o Unbound faz uso de técnicas como Storytelling e Neuromarketing. Isso conduz com maior facilidade o cliente em potencial pela jornada de compras (percurso que uma pessoa faz até adquirir um produto ou serviço).
Essa jornada é baseada no conceito criado por Jim Lecinski chamado de Momento Zero da Verdade - Zmot, que é formado por 5 etapas.
Estímulo.
Momento Zero da Verdade.
Primeiro Momento da Verdade.
Segundo Momento da Verdade.
Último Momento da Verdade.
Visando estimular o interesse do público são utilizados gatilhos que atingem a dor do público, ou seja, que supram uma necessidade.
Além disso, a Metodologia 3Hs (Hub, Help, Hero) é utilizada para direcionar a criação de conteúdos em cada etapa da jornada.
Hub: Conteúdos que ajudam a resolver um problema. Geralmente Inbound.
Help: Material criado para pessoas interessadas nos produtos/serviços. Normalmente Outbound.
Hero: Conteúdos com potenciais para se tornarem virais.
Benefícios do Unbound Marketing:
Ao adotar o Unbound Marketing é possível obter o melhor do Inbound e do Outbound.
Portanto, é uma excelente maneira de aumentar a autoridade de uma marca e conhecer melhor os seus clientes, favorecendo assim a fidelização.
Além disso, essa estratégia garante um melhor retorno sobre os investimentos, levando em consideração que reúne esforços com resultados de curto, médio e longo prazo.
Por fim, o intuito desse artigo era apresentar esses conceitos de maneira resumida e simplificada, facilitando o entendimento.
Para aprofundar o conhecimento recomendo esse vídeo sobre o assunto: