Ensinamentos do Mestre dos Magos para Redatores Freelancers

Atualizado: 1 de Dez de 2020

No texto de hoje eu vou falar sobre os ensinamentos do ‘Mestre dos Magos’ para os Redatores Freelancers. O que me inspirou para esse conteúdo foi um colega de profissão, o redator Rafinha Soares, isso porque em uma brincadeira, coloquei nele esse apelido.


Se você nasceu nos anos 2000, provavelmente não conhece ou não deve lembrar desse personagem que fez parte de uma série de animação chamada ‘Caverna do Dragão’, baseada em um jogo de RPG, o Dungeons & Dragons.


Esse desenho fez parte da infância de muitas pessoas e da minha também, mesmo tendo nascido em 97. E quem diria que os conselhos do Mestre dos Magos serviriam futuramente para a minha profissão: Redatora Freelancer.


Se você quer relembrar um pouquinho, ou conhecer mais sobre essa série tão polêmica e cultuada e ainda sair ao final do texto com bons conselhos para redatores, continue a leitura.



Uma Breve Sinopse

Se essa animação não era do seu tempo, ou se você não lembra a história dela, confira a seguir uma breve sinopse da Caverna do Dragão para que você possa entender as referências que utilizarei daqui a pouco nas ‘dicas’ para redatores freelancers.


O Contexto: Seis jovens entre 10 e 18 anos entram em um parque de diversões chamado Caverna do Dragão. Quando eles pegam um tipo de trem fantasma, são ejetados para um mundo paralelo, cheio de monstros, demônios e magos.


Durante a jornada, eles encontram o Mestre dos Magos, um guia e protetor dos jovens que fornece a eles armas encantadas para lutar contra o Vingador (um vilão que quer dominar o mundo mágico) até que encontrem a porta para o mundo real.


O Mestre dos Magos é um personagem conhecido por ajudar os jovens através de 'enigmas' ou frases que muitas vezes parecem não ter sentido, mas sempre podemos tirar algumas lições delas.

Ensinamentos do mestre dos magos para redatores freelancers
Foto Reprodução: http://cavernadocaruso.com.br/


Os ensinamentos para Redatores Freelancers

Confira a seguir 4 ensinamentos para redatores freelancers a partir das célebres frases do Mestre do Magos:


1# Redator, não tenha pressa em aprender, somente foque no aprendizado.

“Não é a velocidade com que algo é aprendido que conta, mas que se aprenda no fim”

Esse conselho serve para os redatores freelancers iniciantes que têm tanta pressa em aprender que acabam fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas não absorvem o conhecimento de nenhuma delas.


Sabe aquele ditado popular que diz que “a pressa é inimiga da perfeição”? O Mestre dos magos nos confirma que é a mais pura verdade.


Entenda que cada pessoa tem o seu tempo. Não se baseie pelos resultados de outros colegas redatores, cada jornada é única e cada momento tem um propósito.


Afinal, não existe um tempo certo para alcançar os objetivos, existem apenas objetivos alcançados.


2# Errar nem sempre é algo ruim


“Através do erro vocês conseguirão a vitória”

Calma que eu não vou dizer aquele clichê que vocês devem estar cansados de ouvir ‘é errando que se aprende’, mas sim que corrigir os erros pode te fazer alcançar o sucesso, principalmente se tratando de redatores freelances.


No início da sua carreira diversos erros vão acontecer e isso é fato, mas corrigi-los é essencial para se dar bem nessa profissão.


Além disso, é possível evitar que eles aconteçam através da experiência dos redatores mais antigos.


Afinal, o Mestre dos Magos disse que é através do erro que se conquista a vitória, mas ele não disse que esses erros deveriam ser os seus kkk.


É importante lembrar que existem erros que são imperdoáveis e incorrigíveis e podem até mesmo manchar a sua imagem como redator, como por exemplo plagiar o texto de outra pessoa.


3# Apenas siga em frente...


“Às vezes erramos o caminho para chegar no lugar certo”

A vida de redator freelancer tem diversas oportunidades e trilhas a serem seguidas, mas pode demorar um tempo até que você encontre o ‘seu lugar ao sol’.


E durante essa jornada de descobertas é comum que você se perca (diversas vezes) para poder encontrar o que precisa, seja um nicho ideal, um modelo de escrita, uma plataforma certa, uma abordagem que funcione ou uma proposta que convença.


E como vimos acima, errar nem sempre é ruim. Pessoas que não erram não se arriscam e quem não se arrisca não evolui.


Se permita errar o caminho algumas vezes e siga em frente, só não ande mais de uma vez por uma rua que você já sabe que é sem saída.


4# Todas as coisas têm um propósito.

“Todas as coisas têm um propósito, inclusive a sua presença aqui.”

Acho que essa frase do Mestre dos Magos tem a ver com a oportunidade que eu vou te contar agora.


Você já conhece o meu ebook para redatores freelancers iniciantes?


Não? Então eu vou te contar!


Esse ebook é um guia completo e direto ao ponto para quem está iniciando a carreira como redator, mas ainda está um pouco perdido no meio de tanta informação que tem pela internet.


O conteúdo dele aborda desde a criação de um portfólio, noções básicas e essenciais de SEO e vai até a conquista do seu primeiro cliente.


Pois bem, se você assim como eu e o Mestre dos Magos acredita que tudo tem um propósito, clique no botão abaixo e adquira o seu ebook para redatores freelancers com 50% de desconto, agradeça depois ao Mestre.