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27 de set de 20213 min

Principais erros que empresas cometem ao criar conteúdo na internet.

Atualizado: jan 22

A Internet se tornou um paraíso para ofertas de conteúdo, com a grande maioria das empresas percebendo que o conteúdo é a chave para o sucesso.

Apesar disso, muitas marcas estão cometendo os mesmos erros quando se trata de marketing. Se você deseja criar conteúdo na Internet, evite esses oito erros comuns.

8 erros cometidos por empresas ao criar conteúdo na internet.

1- Não ter uma mensagem clara

Algumas empresas não criam conteúdo estratégico, apenas postam felicitações em datas comemorativas (natal, dia das mães e dos pais e etc).

Fora isso, há os que participam de trends (modinhas das redes sociais) apenas com o intuito de viralizar, mas esquecem que curtidas e seguidores não pagam os boletos.

2- Não compreender o seu público-alvo

Nunca é demais enfatizar a importância de direcionar o seu público-alvo corretamente. Você deve saber quem está tentando alcançar para criar conteúdo que traga resultados expressivos.

Ex: Se o seu nicho é sobre dança, não faz sentido publicar algo sobre maquiagem, ainda que a maioria da sua audiência seja feminina.

O que o seu público espera do seu perfil?

  • Dicas de sapatilhas;

  • Melhores aplicativos para aprender danças;

  • Vídeos de dança;

  • Aulas de coreografias;

  • Cobertura de festivais de dança e outros.

Direcionando o conteúdo, tem maiores chances de você vender seu produto/serviço.

3- Usar Click Bait mentiroso

Também chamado de “clique isca”, o click bait é um tipo de publicidade que usa um título que promete muito, mas entrega pouco.

Geralmente é usado em sites para maximizar a quantidade de tráfego online e aumentar a receita de anúncios.

Muitos usuários podem clicar neste tipo de conteúdo, pois promete informá-los sobre um determinado tópico, mas acabam frustados porque o que eles encontram é, na maioria das vezes, informações não comprovadas ou enganosas.

Um “click bait saudável” é chamado de GATILHO MENTAL. E é infinitamente melhor do que mentir para a sua audiência.

4- Não ter conteúdo único

Aqui estou falando literalmente sobre o plágio: cópia do post da concorrência.

É verdade que algumas ideias podem ser inspiradas por outros conteúdos.

No entanto, a melhor maneira de fazer isso é criando sua própria versão ou encontrando diferentes fontes de informação para seu projeto.

Você deve sempre dar crédito às suas fontes!

E quando se trata de blogs, esteja preparado para arcar com as consequências, pois isso pode acabar prejudicando a sua posição nos buscadores.

5 - Supor que todos gostarão do seu conteúdo.

Não quero te desapontar, mas nem todos vão gostar do seu conteúdo - e está tudo bem. Você não tem que criar conteúdo pensando em agradar a todos, assim sua marca perde a personalidade.

O que te faz ter influência e autoridade é justamente a identificação que as pessoas tem com você.

“ Seja um sniper, colega. Você nunca acertará o alvo atirando para todos os lados, acredite”. Helena Rodrigues.

6- Colocar todos os seus ovos na mesma cesta

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares usadas por empresas e indivíduos. No entanto, o que aconteceria se sua conta fosse desativada hoje?

Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, invista em mais de um canal de marketing digital.

7- Inventar dados

Muitas pessoas colocam dados para “dar credibilidade” a conteúdo, mas não citam a fonte - o que gera o efeito contrário.

Ex: 97% dos usuários acham sites criados no Wordpress mais atrativo.

Interessante né? Mas eu acabei de inventar esse dado porque eu vendo sites no Wordpress.

Resumindo: Se você não tem certeza ou não conhece a fonte, NÃO INSIRA.

8 - Call-to-action pouco clara

Uma CTA é a conclusão que você faz no final do post que informa ao leitor o que fazer a seguir.

Uma call-to-action pode ser um incentivo para que as pessoas comprem seu produto, se inscrevam em sua lista de e-mail, baixem um material ou um aplicativo.

Sua chamada para ação precisa ser clara e concisa para que as pessoas saibam o que fazer em seguida.

E aí, gostou do artigo?

Agora você já sabe o que não deve fazer ao criar conteúdo para a sua empresa na internet.

Seguindo essas recomendações, com certeza você terá bons resultados.

Se precisar de ajuda, conte comigo!

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